terça-feira, 23 de junho de 2009

Congresso da CUT/Pará

No período de 18/06 a 20/06, realizou-se o Décimo Congresso Estadual da Central Única dos Trabalhadores no Estado do Pará (CUT), nas dependências do Centro Cultural Tancredo Neves (CENTUR).
Estivemos participando como congressista representando o Sindicatos das Trabalhadores das Empresas de Tecnologia da Informação - SINDPD-Pa. No dia 18/06, estivemos palestrando sobre o tema: comunicações livres, na oportunidade, foi possível debater a agenda atualizada do movimento de midias livres, posicionarmos sobre a conferência estadual de comunicações, propor a CUT uma agenda de debates com os sindicatos filiados, inclusive com as diversas regiões do Estado visando que a Central Sindical tenha uma proposta que represente o pensamento dos trabalhadores cutistas.
No final, reiteramos o posicionamento da comunidade de software livre contra a postura entreguita do governo Ana Júlia de tentar privatizar dois e meio milhão de contas públicas que estão e serão entregues para utilização única nos computadores da microsoft. Além disso, relembramos e novamente denunciamos as demissões de trabalhadores da Prodepa realizada pela direção da Prodepa.
Vários temas polêmicos estiveram em debates: aposentadorias, reforma agrária, salário mínimo, agricultura familiar, conjuntura política e econômica, crise financeira mundial, desenvolvimento sustentável.
No final, algumas proposições foram referendadas pelo conjunto de sindicalistas que serão levadas para o congresso nacional da CUT que será realizado em agôsto. De nossa parte emendamos proposições referente ao software livre, inclusão digital e FUST - Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações.
Foi eleita a nova direção da CUT composta de 42 companheiros e companheiras para um mandato de 03 anos, e a nossa participação dar-se-á na direção executiva.
As imagens refletem a participação do Companheiro Rômulo que esteve à frente da presidência por três anos, além de nossa posse política. Não podemos deixar de reconhecer a militância incansável do companheiro Edu que também encerra seu mandato a frente da pasta de comunicações de nossa Central Sindical.

Nenhum comentário:

Postar um comentário