sexta-feira, 10 de julho de 2009

Reestatizar a CELPA?

Ontem (09/07), estive no Sindicato dos Urbanitários participando da inauguração do Comitê pela Energia Pública de Qualidade no Pará. Diversas entidades se fizeram presentes ao evento, mas setores, como: Ministério Público, OAB e principalmente a Prefeitura do municipio e o governo do Estado não se fizeram presentes, nem mesmo o todo poderoso Secretário Maurilio Monteiro.
Foi frustrante a não participação do municipio e o Estado, haja vista que se pretendia realizar um debate mais de fundo a respeito do tema buscando conferir a proposição destes, principalmente do Governo do Estado. .
Quero destacar a palestra do Técnico do DIEESE - Roberto Senna a respeito dos reajustes das tarifas desde o ano da privatização (1998) à 2008, ou seja, algo em torno de 177%, enquanto isso, os salários nem chegaram a valorização de 60%. A privatização foi cantada em verso e prosa pelo tucanato Almir Gabriel/FHC como o melhor dos mundos, o resultado todos já conhecem com as veias abertas da crise mundial. A Celpa demitiu 2 mil trabalhadores, o faturamento duplicou de R$ 434 milhões em 1998, para R$ 1 bilhão e 800 milhões em 2008, dados extraídos, conforme o sindicato dos urbanitários do próprio balanço publicado pela CELPA no ano de 2009. No entanto, o grupo Rede CELPA praticamente não investiu nada no nosso Estado, transferiu recursos para suas empresas nos estados do Tocantins, Matogrosso e São Paulo.
A luta do comitê está só começando e vamos enquanto sociedade paraense reconstruir um verdadeiro projeto de energia pública de qualidade, todos nós somos parte integrante neste movimento.
O jurubebadigital convoca você para a grande reflexão, não podemos mais uma vez acreditar em falsas promesas como a da privatização dos serviços públicos.

 
Antônio Carlos




Nenhum comentário:

Postar um comentário