segunda-feira, 8 de março de 2010

Dia Internacional das mulheres

Nunca gostei de homenagear as mulheres num único dia do ano. Mulher merece todos os dias as mais sinceras homenagens.
A todas nossas amigas e amigos colaboradores do jurubebadigital, quero compartilhar uma bela crônica do site poemas-luso.net. Espero que todos vocês gostem.
Abs...

Juro! Não vou escrever sobre o Dia Internacional da Mulher.

Já disse.
Juro que não vou escrever nada sobre o Dia Internacional da Mulher…
É um dia de que não gosto.
Parece-me pouco, muito pouco.
Faz da mulher uma espécie de mulher-a-dias do tempo. Como se fosse preciso lembrar ao outro sexo, que dizem ser forte, que ela tem um dia nesse dia, que é um oito.
Ando às voltas…
Não gostava de cair no ridículo de ser mal interpretado por algumas mulheres. Aquelas que pensam que têm direito a um dia no ano. Que é justo, acertado, perfeitamente louvável…
Eu não acho!
Em primeiro lugar, porque esse dia que é um oito, tem um lado comemorativo que faz dela uma espécie de estátua, ou pior ainda, lápide a ser descerrada.
Uma mulher não se descerra, ama-se!
Não, não me peçam! Não vou escrever sobre o Dia Internacional da Mulher.
E depois, em Março…como se fossem andorinhas que não chegaram a emigrar…Que nos outros 364, cozinharam, lavaram, estenderam, passaram, rasparam, mudaram fraldas, e melhor ainda, trabalharam.
Não!
Mas nesse dia, o oito que têm no coração, solta-se.
Atrevem-se algumas a pensar que poderão ter mais que 3,65% de um orgasmo nessa noite. Imaginam um marido sem futebol nos olhos, sem álcool na voz, e até em alguns casos…que não lhes bate.
Chegam até a pensar num jantar a dois que lhes traga o homem romântico que nunca tiveram.
Não, não vou escrever sobre o Dia Internacional da Mulher.
Apesar de estar seguro do espaço nobre dado pelas televisões, apesar de ter quase a certeza de que na Assembleia da Republica se tratarão temas importantes, apesar de não ter certeza nenhuma da bondade de ninguém.
Hão-de evocar por certo nesse dia, Natália e Florbela, Agustina e Sofia, e para mal dos meus pecados, tenho quase a certeza…Rosa Lobato Faria.
A mulher que eu evoco é outra, 364 dias por ano. Inteligente, segura, independente.
O outro dia, o que me falta na conta, uso-o para ser Homem, no dia quase de orgulho dos meus semelhantes.
Uma espécie de oito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário