segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Fórum Social Mundial 2009

Estivemos fora do ar neste período de 26/01 a 01/02, semana em que ocorreu o Fórum Social Mundial 2009.
Pretendemos ajustar o tempo ocioso das publicações deste período socializando algumas postagens referente a nossa participação no FSM/2009. Com certeza alguns de vocês participaram do FSM, estiveram nas mesmas atividades com esse militante e lblogueiro principiante, mas estamos cumprindo a nossa tarefa revolucionária, foi o que se propôs esse projeto de construção social do jurubebadigital.
Pela ordem de nossa participação vamos falar um pouco dos dias 26 e 27/01 com duas atividades fundamentais:
Fórum de Midias Livres: ocorreu na UFPA/NPI com participantes de todos os estados brasileiros, vários camaradas de países da América Latina, europa, áfrica, ásia e países da América do Norte, como: EUA , México e Canadá. Nesta mobilização é significativo comentar que muitos dos atores presentes ao Fórum de Midias Livres à participação de vários movimentos sociais. Quero destacar as rádios comunitárias, radios livres, TVs comunitárias, militantes da inclusão digital, aliança internacional dos jornalistas, além é claro do movimento de software livre. Nesta sinergia, entidades importantes, como: ABRACO (Associação Brasileira de Rádios Comunitárias), Agência Carta Maior, Intervozes, IndiosOnline, Coletivo Digital, vários professores de universidades públicas e privadas do país e estrangeiras.
Neste fórum de midias livres vários intelectuais comprometidos com uma comunicação inclusiva se fizeram presentes. No software livre destaquemos a participação do professor Sergio Amadeu da Silveira que enfatizou a necessidade de combinar tecnologias abertas e inclusão digital, afirmou que o projeto de crimes na internet do Senador Eduardo Azeredo (PSDB) é uma farsa tendo como objetivo controlar a rede mundial, complementou "temos uma outra farsa em curso que são as tentativas de privatização dos e-mails públicos por vários governos estaduais," entre eles está o governo do Estado do Pará (grifo nosso).
Nossa participação se deu nos diversos dialogos com os midiaslivristas em torno das tecnologias abertas. Sendo assim, em vários debates denunciamos aos participantes o convênio sórdido do Governo do Estado com a Microsoft, para isso, divulgamos a carta aberta de nossa comunidade a todos os presentes, inclusive aos participantes do movimento de trabalhadores rurais sem terras representados pela VIA campesina. Além do panfleto conjunto da AUSLA (Associação dos Usuários de Sistemas Livres e Abertos) e do do Sindicato de Tecnologia - SINDPD-Pa denunciamos as demissões dos trabalhadores da Prodepa.
No final do evento, realizou-se a plenária final aprovando um documento importantissimo com vários encaminhamentos, quero destacar a inserção e engajamento do movimento de software livre, a realização do Fórum Paraense de Midias Livres. ainda neste primeiro semestre para preparar nossas propostas e disputar na Conferencia Nacional de Comunicação.
O texto aprovado reflete o compromisso de luta na perspectiva de um projeto alternativo de Tecnologia da Informação e Comunicação para o mundo.

Finalmente ressaltemos a marcha do Fórum Social Mundial 2009 realizada no dia 27 de janeiro debaixo de um sol escaldante e em seguida de uma chuva torrencial, que segundos mapeadores falam de 70 mil, 90 mil ou 100 mil pessoas presentes. Não sebemos ao certo quais os números exatos, mas podemos afirmar que foi um momento contagiante diante da participação de muitos movimentos sociais das diversas matizes.
Esta marcha inesquecível se realizou num momento impar de esgotamento do modelo neoliberal, precisamos construir muitos movimentos unificados e mobilizadores na perspectivas de que "UM OUTRO MUNDO É POSSÍVEL" não seja apenas uma palavra de ordem, uma retórica governamental e progressista, mas que possamos a cada dia construirmos uma sociedade verdadeiramente livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário