quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Aniversário do jornalismo marron

Assisti nos principais jornais conservadores de ontèm (18), além dos principais provedores de internet marron, as pomposas reportagens sobre os 30 anos de ANJ - Associação Nacional de Jornais.
Nunca é tarde para informar que a ANJ congrega os principais veículos conservadores do jornalismo brasileiro. O mesmo que ajudou COLLOR derrotar LULA em 1988, os mesmos, que durante os dois mandatos de FHC vislumbraram o melhor dos mundo com o neoliberalimsmo, o mesmo que criminaliza diversos movimentos sociais.
Imagina que nestes trinta anos de ANJ se fez menção a liberdade de imprensa. Mas de que liberdade de imprensa a ANJ está falando? Da Globo, Folha de São Paulo, o Estadão que giraram suas metralhadoras contra o blog da Petrobrás? Dos que não fazem qualquer indicativo ao projeto nefasto do Senador Eduardo Azeredo sobre o dissimulado projeto AI-5 DIGITAL?
Foi no mínimo ridículo para quem assistiu o dirigente da GLOBO/RS falando dos efeitos nefastos de nos dias de hoje se misturar religião com jornalismo. De forma disfarçada tentava criticar a igreja UNIVERSAl e a RECORD e ao mesmo tempo defender a GLOBO.
Se há alguem que ainda não saiba, a ANJ se retirou dos debates da Conferência Nacional de Comunicação marcada para1,2 e 3 de Dezembro. Porquê será?
A reposta mais obvia é que esta entidade do jornalismo marron jamais topará se submeter ao debate democrático sobre outros rumos para a comunicação do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário