sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Congresso Nacional da CUT

Estamos em São Paulo participando do 10º Congresso Nacional da Central Única dos Trabalhadores. A CUT, maior central sindical da América Latina estará completando no mês de agôsto 26 anos de luta em prol do sindicalismo brasileiro.
O congresso nos faz reviver nossas leituras a respeito da história das internacionais, onde o movimento operário pode ser revisitado pela sua grande importância.
Neste décimo congresso da CUT temas fundamentais estão sendo tratados. Quero listar alguns:
- Fator Previdenciário;
- Campanha o Petróleo tem que ser nosso;
- Redução da jornada de trabalho para 40 horas;
- Agricultura familiar;
- Conferência de comunicação;
- Conferência de educação;
- Saúde e condições de trabalho;
- Recuperação do poder aquisitivo do salário minímo;
- Habitação popular;
- Meio Ambiente;
- Juventude;
- Raça, Genêro e Cultura.
Enfim, uma diversidade de temas fundamentais para se avançar na democracia brasileira. São algo em torno de 3 mil delegados de todo o país, há várias centrais sindicais internacionais presentes neste congresso, isso representa a importância da CUT que figura entre as 10 principais centrais sindicais do mundo.
Em relação a nossa pauta especifica de tecnologia da informação o resultado foi muito bom, aprovamos emendas para adoção do software livre na pauta de comunicação destacando inclusão digital, cultura digital no eixo político de cidadania digital, além disso, utilizar os recursos do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações - FUST para subsidiar internet popular de banda larga. Finalmente, o engajamento da CUT para derrotar o projeto do Senador Eduardo Azeredo (PSDB/MG), num movimento que estamos denominando de AI5-Digital.
São noticias muito importante para nós povo brasileiro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário